Mudei de ideias

Esqueçam a minha última crónica sobre taxistas. Mudei de ideias.
Hoje foi o meu último dia de trabalho em Espanha. Regresso no “Pisco”, um dos muitos Embraer 145 da Portugalia.

Dirijo-me aos táxis das partidas mas, ao longe, noto uma agitação fora do normal.

Ela, a taxista: Estamos em greve até às 18:00 (são 17:45). Daqui a 15 minutinhos já termina. 

Eu: Então porquê? 

Ela: Uber. Por causa da Uber.

Imediatamente atrás de mim vem uma jovem de vinte e poucos anos. Pára na fila.

Eu para ela: Estão em greve por causa da Uber. Eu nunca utilizei, nem sei como funciona.
Ela, hospedeira da Hi-Fly: Pois, só em Portugal. Eu uso a Uber em todo o lado e estou super contente. Nunca fui enganada, sou sempre bem tratada e o pagamento é feito por cartão de crédito. Fácil. Excepto em Portugal, porque o serviço está bloqueado por questões legais.

Enquanto esperamos, conversa puxa conversa. Histórias e mais histórias. Penso que para quem vem de Nova Iorque, está em muito boas condições, sem jet-lag.
Não resisto à tentação de fazer uma pergunta para a qual creio já conhecer a resposta. 

Eu: É mito que as tripulações se embrulham todas nos hotéis de destino nos voos de longo curso?
Ela, depois de pensar um pouco: É muito tempo fora com as mesmas pessoas. Chegamos a estar três semanas sem vir a Portugal. Sempre todos juntos. Somos todos jovens. Por muito que queiramos, é impossível resistir a tanta tentação. Mas tudo nos hotéis, não nas cabines do avião (nos voos de longo curso, a tripulação tem um compartimento “secreto”, com camas, no porão do avião).

Rio-me, mais pela honestidade dela com os pormenores, do que pela esperada confirmação.

Entretanto um taxista diz que afinal vão fazer mais duas horas de greve. A SIC aparece e começa a fazer entrevistas. Não tenho paciência. Acompanho a hospedeira até ao Metro, mesmo ali ao lado.  Toda está história da greve dos taxistas e da conversa com uma hospedeira-sem-nome, levou-me simplesmente a … instalar a app da Uber.

Aeroporto da Portela, 30 de Setembro de 2015

Recebe as minhas crónicas em primeira mão no teu email. Vai a ruiiscalling.wordpress.com e faz “Follow”. Fácil.

Leave a Reply

