El Capricho

Hoje é feriado.

Não pelos Estados Unidos terem declarado guerra ao Japão, em 1941; nem por John Lenon ter sido assassinado em 1980; nem sequer por Jim Morrison ter nascido em 1943; e muito menos pelos 21 mortos do tufão Hagupit em 2014 – hoje.

Hoje é dia de Nossa Senhora da Conceição. Em 1646 D. João IV proclamou-a Rainha e Padroeira de Portugal e, desde então, não mais a coroa real portuguesa foi usada na cabeça de um mortal.

Continuo em Madrid e, depois da correria de ontem e ante-ontem, decido ir a um lugar diferente, fazer algo diferente, sentir algo diferente.

Domingo ou feriado em Madrid é dia de fazer três coisas: ir à feira da ladra de manhã, ver se encontramos alguma pechincha; ao Parque do Bom Retiro à tarde, em vez de ir até à praia; e passear no centro à noite, ver montras. Fico cansado e desmotivado só de pensar em andar (ou levitar) por entre as milhares de pessoas que andam por estes sítios. Nem pensar. Só se estivesse louco.

IMG_0132.JPG
Depois de El Escorial, visito El … Capricho – uma casa senhorial de Madrid do século XVIII, cujas atracções principais são: o belíssimo jardim; o palacete; e, para mim, o moderno bunker (pena não se poder entrar!)

IMG_0125.JPG
Mas melhor do que tudo isto é mesmo a “Casa da Velha”. Uma pequena e desarranjada habitação de dois pisos que resiste com valentia à força dos elementos. O telhado é de telha de barro. As paredes de pedra, escoradas por barrotes de madeira. No quintal, existe uma pequena cerca de madeira com uma plantação de abóboras gigantes. Parece uma casa saída da história do Capuchinho Vermelho.

IMG_0102.JPG
O sol brilha nas estátuas de pedra, na relva verde e na folhagem que ainda resiste ao Outono. Apenas os pinheiros e os cedros resistem verdes e vivos. Sento-me num banco de madeira, ao sol – tipo lagartixa, enquanto escrevo algumas destas linhas.

Bom, chega de turismo domingueiro. Almoço e faço outra espetacular visita a um lugar diferente para ir num feriado. Um local onde vou encontrar tranquilidade.
Passo toda a tarde em “El” Vodafone Plaza. Pelo menos por aqui não stresso com multidões. Stresso por outras razões, piores.

IMG_0098.JPG
Foi sem dúvida um feriado diferente.
Nunca mais chega o fim‑de‑semana.

Ahh … parece que hoje também é o dia oficial para montar a árvore de Natal. A minha vai ter de esperar.

Madrid, 8 de Dezembro de 2014

Fotos no meu blog: www.ruiiscalling.wordpress.com
Segue-me clicando em Follow.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s