Empregada doméstica

No outro dia ouvi dizer que o maior sonho de uma VIP (daquelas feitas à pressão) era ser hospedeira de bordo.

Estou sentado num voo da TAP, numa das últimas filas. Como tenho o privilégio de ter prioridade no embarque, sou dos primeiros a entrar. Vejo tudo. Do início ao fim.

Quem tem esta aspiração devia experimentar essa, obviamente não menos nobre, profissão neste voo que liga Madrid a Lisboa. O pior.

Quem conhece o Tuga, bem sabe que queremos levar tudo sempre junto de nós, malas, malinhas, maletas, sacos, saquinhos, saquetas. É vê-los entrar com a casa às costas. Obviamente não há espaço para tudo.

“Agora arranje-me espaço para a minha mala!” naquele tom de dono de uma roça para o seu escravo. A hospedeira põe o seu sorriso 36 e tenta ajudar o senhor. Imaginem isto repetido um sem número de vezes.

“Agora vou perder o meu voo. Quem me vai pagar este prejuízo!”, no mesmo tom.
Sorriso 48. Aguenta de novo.

“Pode dar-me a minha mala que está aqui em cima?” pede uma africana, muito dona do seu nariz. Um pedido normal, não estivesse a senhora sentada no lugar do corredor e por baixo da bagageira. Bastava levantar-se.
Põe o sorriso 15 e faz o que a senhora pede.

“Depois de acabar o serviço já passo por cá.”
diz o hospedeiro a um senhor que lhe pede o jornal. Neste voo de curta duração o pessoal da cabine não tem mãos a medir. Tem de fazer todos os procedimentos de descolagem e aterragem e ainda, a meio da viagem, dar de comer e beber a toda a gente – que muitas vezes mais parece que nunca viu comida à frente.

Elas são giras, sempre bem vestidas, com um sorriso fácil (quase sempre falso), algumas dormem em locais de sonho (como o porão do avião – sim, em voos de longo curso, elas dormem no “buraco”) e desfilam juntas nos corredores dos aeroportos (talvez a sua imagem de marca).

Ser hospedeira(o) de bordo é exactamente igual a uma empregada doméstica, mas de luxo.

Adoraria ver uma dessas pseudo-vips neste voo. Lá se ía todo o glamour …

20140614-152303-55383035.jpg

Leave a Reply

